domingo, 11 de dezembro de 2011

A república (mulher)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJKv6V4HM0W5ohsyNv2Om6ph6I_W3n_QLmO7lbTJtanqnJ-XF97N_Qgs4b2BuI00p5O5rFmFKnBdHysbAI605IVQCyNvumAdYAgIyEJx36Xf5qW0gmxwRpvk_R3LoQYq089K1J2ypyNsmV/s1600/A+Liberdade+Guiando+o+Povo,+Delacroix.jpg 
A imagem da República foi adoptada como símbolo da República Portuguesa, na sequência da implantação do novo regime, a 5 de Outubro de 1910. A imagem da República Portuguesa foi representada de várias formas, seguindo o modelo genérico da Liberdade de Eugéne Delacroix, individualizando-se, apenas, pelas cores vermelha e verde das suas roupas (cores da nova Bandeira Nacional). A partir de 1012 o busto da República, esculpido por Simões de Almeida, torna-se o padrão oficial da imagem da República Portuguesa, sendo usado como efígie nas moedas de escudo e de centavos e colocado nas repartições públicas.
O busto da República passou a ser considerado um dos símbolos nacionais de Portugal, a par do retrato oficial do Presidente da República, do Brasão de armas, da bandeira e do hino. Tornou-se obrigatória a existência de uma reprodução do busto da República, em local de destaque, em todos os edifícios públicos.
Entretanto, ao contrário do que aconteceu com os restantes símbolos nacionais, o uso da imagem da República foi caindo em desuso, sendo, hoje, raro.

Sem comentários:

Enviar um comentário